Os melhores técnicos de toda a história do Vasco da Gama

Voltando aos trilhos das glórias, o Vasco teve diversos técnicos marcantes ao longo de sua história. Contudo, foi entre os anos 1970 e 2000 que o treinadores vascaínos tiveram mais sucesso e destaque em São Januário. O mais antigo dentro desse recorte é Tim, um dos maiores estrategistas de sua época e o responsável pela conquista do Campeonato Carioca de 70, acabando com um jejum de 12 anos.

Outro personagem importante é Mário Travaglini. Com destaque no mundo do futebol com seu pensamento considerado “a frente do tempo”, o comandante conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro do Vasco da Gama, em 1974. Assim, foi mais um nome a ficar marcado na história do Gigante da Colina.

Maiores treinadores da história recente do clube

Outros treinadores chegaram e marcaram época em um passado mais recente do Vasco. O “Papai Joel”, por exemplo, foi quem comandou os cruzmaltinos na histórica virada de 4×3 sobre o Palmeiras. Além da conquista da Mercosul em cima do time paulista, em 2000, venceu dois Cariocas em 1992 e 1993, além do último Brasileiro do Almirante.

Uma história que poderia ter sido muito maior obviamente ainda é digna de ser contada. Estamos falando de Ricardo Gomes, que se afastou do futebol e do Vasco em 2011 após um AVC. Contudo, conseguiu dar o título inédito da Copa do Brasil daquele ano aos torcedores cruzmaltinos e se tornou um dos grandes nomes da história do clube.

Por último, mas não menos importante, temos Antônio Lopes, que estampa a capa desse artigo. Considerado por muitos o maior técnico da história do Vasco, o “Delegado” o comandante da era dourada vascaína. Sob seu comando, o Gigante da Colina conquistou três estaduais (1982, 1998 e 2003), um Brasileiro (1997), um Rio-São Paulo (1999) e a até então inédita Copa Libertadores (1998).