Pedrinho na lista: Relembre os jogadores que viraram presidentes de clubes

Pedrinho assumiu a presidência do Vasco da Gama em janeiro deste ano. O ex-jogador foi bicampeão brasileiro com o clube que o revelou para o futebol, além de ganhar uma Copa Libertadores da América.

Eleição que escolheu Pedrinho aconteceu em novembro de 2023

O ex-comentarista da Rede Globo seguiu os passos de Roberto Dinamite, que também foi ídolo no Gigante da Colina dentro de campo e se tornou presidente do clube. Ambos estão em uma seleta lista de pessoas que foram jogadoras e depois assumiram a presidência de seus clubes.

Relembre alguns destes nomes:

Santiago Bernabéu – Real Madrid
Ele foi atacante do Real Madrid entre 1912 e 1927, e anotou 68 gols em 79 partidas. Ele ganhou vários títulos regionais e uma Copa do Rei. Bernabéu se aposentou aos 32 anos de idade e já começou a trabalhar na política do Real Madrid. Ele foi eleito presidente em 1943, e durante seu mandato, o clube espanhol ganhou os primeiros cinco títulos da Champions League e 16 títulos da La Liga. Ele saiu em 1978.

Franz Beckenbauer – Bayern de Munique
 Ele atuou em seu clube de 1964 a 1977, e é considerado um dos maiores defensores de todos os tempos. Seu período como presidente do clube alemão durou 15 anos: entre 1994 e 2009. Além de ser dirigente, ele também foi técnico interino durante o período, e ganhou a Copa do Mundo de 1974.

Karl-Heinz Rummenigge – Bayern de Munique
Assim como Beckenbauer, o atacante também foi uma lenda do clube bávaro como jogador e como dirigente. Em 2002 ele assumiu a presidência, depois de atuar como vice-presidente. Durante seu mandato, o Bayern conquistou duas Champions e 14 títulos do Campeonato Alemão.

Roberto Dinamite – Vasco da Gama
O atacante conquistou o primeiro título brasileiro do Vasco em 1974 e se aposentou em 1992. Ele soma mais de 700 gols com a camisa cruzmaltina, e em 2008, foi eleito presidente do Vasco, derrotando Eurico Mirando.