Pedrosa acabou de confirmar a notícia! Reforço do ano chegou no Vasco

A poucos dias da estreia do Brasileirão, grande parte da torcida do Vasco espera novas contratações para fechar o elenco que vai disputar o restante da temporada de 2024. Contudo, o sucesso de um clube profissional também passa por outros setores e funcionários, que têm papel crucial nas vitórias dos jogadores.

Pensando nesse aspecto do esporte, principalmente em relação ao psicológico dos atletas, o clube se reforçou recentemente com novos profissionais. Eles farão parte do Núcleo de Psicoterapia Integrada, primeiro da história do futebol brasileiro.

Entenda as movimentações do Vasco

Dentro e fora do esporte, a saúde mental é um assunto crucial para qualquer um. Entretanto, nas quatro linhas, esse debate tem ficado cada vez mais em evidência. Dessa forma, a fim de proporcionar o melhor suporte aos seus jogadores, o Vasco contratou Hélio Fadel e Renato Santoro para o seu Núcleo de Psicoterapia Integrada.

O núcleo é o primeiro entre clubes de futebol no Brasil e é inspirado em times da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. Lá, as equipes possuem departamentos específicos para acompanhamento da saúde mental. A iniciativa olha para o atleta de forma integral e utiliza abordagens psicoterapeutas, psicoterápicas e comportamentais.

Renato Santoro é ex-jogador e atuava como psicólogo no Santos. Hélio Fadel, por sua vez, é médico psiquiatra e trabalha para o Comitê Olímpico do Brasil. O núcleo atenderá os atletas do sub-6 ao elenco profissional do Vasco.

Ao todo, o Departamento de Saúde e Performance conta com 77 profissionais das áreas de medicina, fisioterapia, preparação física, nutrição, psicologia e assistência social. Ele é coordenado pelo Dr. Gustavo Caldeira.