Piada! SAF de clube da Série C pode ser vendida por valor maior que a do Botafogo

O Náutico tem encaminhada uma proposta para venda de sua SAF. Uma oferta quase bilionária, com plano de investimentos e custos garantidos que podem, a depender dos êxitos atingidos nos próximos 10 anos, chegar a R$ 980 milhões pela compra de 90% das ações da empresa.

As empresas envolvidas no projeto SAF do Náutico serão compostas por empresários com expertise nas áreas de futebol e imobiliário.

Por enquanto, esta continua sendo uma oferta não vinculativa. Ou seja, as condições do negócio e os valores envolvidos não têm natureza definida e estão sujeitos a alterações. Legalmente falando, nem o clube nem os investidores têm quaisquer obrigações.

Porém, há uma expectativa de que em breve haja uma tratativa formal dos investidores para celebrar o acordo. O Náutico negocia os termos para receber uma proposta vinculante, compromisso que já estabeleceria obrigações, sob pena de multa caso não seja cumprido.

A princípio, os dirigentes do Náutico gostaram da proposta, mas ela ainda possui condições a serem discutidas.

Entenda no que se divide os 980 milhões

Os R$ 980 milhões são compostos por uma série de fatores. Existe a expectativa de receber aportes dos investidores (dinheiro que eles precisarão injetar nas finanças da SAF para a parte estrutural e no pagamento de dívidas, por exemplo) e também uma série de mínimos garantidos, em termos de orçamento para o futebol pelos próximos 10 anos.

Essa garantia mínima irá variar de acordo com a divisão que o clube estiver jogando, podendo aumentar caso atinja algumas metas contratuais ou tenha aumento de receita extraordinária, como a entrada da Liga (Liga Forte ou Libra), por exemplo.

A estimativa do orçamento a ser cumprido com o clube para a disputa da Série C do próximo ano, por exemplo, é o dobro do que foi registrado na atual temporada. Esse valor seria reajustado ano a ano, conforme a divisão disputada. Ele aumentará com os acessos à Série B e, depois, para a Série A.

fonte: GE