Por que Léo Pelé entrou com uma “plantinha” para dentro de campo?

Na partida entre Vasco e Fluminense neste domingo (12), os capitães das duas equipes, Nino e Leo Pelé, trocaram mudas de ipê antes do apito inicial da partida. A ação faz parte do projeto Plantando Gols, onde cada gol marcado no Carioca 2023 valerá a plantação de 10 mudas. A expectativa do projeto é plantar uma área equivalente a do Maracanã até o fim da competição.

O movimento surgiu em uma parceria entre a Ferj, Cedae e a Band. No dia 10 de abril, a segunda-feira seguinte à final do campeonato, todas as mudas serão plantadas em Queimados, em um terreno às margens do Rio Guandu, por integrantes do programa socioambiental Replantando Vida, da Cedae.

Vasco bate o martelo sobre perda de pontos por racismo

Nesta semana, membros e dirigentes da CBF devem se reunir para discutir sobre a perda de ponto por casos de racismo entre torcedores e atletas nos campeonatos nacionais. A pauta começou a ser discutida após declaração do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Segundo ele, apenas a punição desportiva num contexto de competição em que qualquer ponto pode significar título ou rebaixamento ajudaria a educar a torcedores e clubes de maneira geral. Em matéria publicada nesta sexta (10), o Globo Esporte fez um levantamento de quais foram os clubes brasileiros que se posicionaram à favor ou contra a possível medida.

Sem grandes surpresas, o Vasco se posicionou favorável a perda de pontos em casos de racismo no Brasileirão. Fluminense, América, Sampaio, Ponte e Náutico foram outros clubes que se posicionaram à favor. Atlético-GO, Bragantino, Santos, Chape, Criciúma, CSA e Tombense são contra. Os outros clubes não responderam.