Pumita pega torcida do Vasco de surpresa e confirma desejo

O jogador da seleção do Uruguai e do Vasco da Gama, Pumita Rodriguez, publicou em seu perfil uma carta aberta dando apoio aos jogadores da liga uruguaia de futebol, e também denunciar a postura de alguns dirigentes de clubes da liga.

Por lá, esta acontecendo uma reinvindicação de melhorias nos direitos dos atletas, à qual ocasiona numa greve que permanece desde o dia 7 de setembro. além de Puma Rodruiguez, outros muitos atletas uruguaios espalhados por várias equipes do mundo, publicaram a carta de apoio aos jogadores da segunda divisão uruguaia.

Entenda o Caso e o início da greve

A Associação Uruguaia de Jogadores de Futebol Profissionais (MUFP, na sigla em espanhol) decidiu entrar em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (7), após os clubes não terem votado a favor da reforma do estatuto do jogador.

Na reunião do Conselho da Liga, realizada no dia 6 de setembro, na sede da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), as equipes votaram uma moção apresentada que pedia para que continuassem a negociar, “reiterando a vontade dos clubes de chegar a um acordo”.

A não aceitação da reforma levou a MUFP a decidir entrar em greve.

Diante do resultado do Conselho da Liga Profissional realizado ontem, não tendo sido considerada a aprovação do texto acordado da reforma do Estatuto do Futebolista Profissional e tendo expirado todos os prazos acordados, resolvemos: parar a atividade oficial”

declara um comunicado emitido pelo sindicato.

A reforma visa, entre outros objetivos, conseguir um aumento do salário mínimo para os jogadores da segunda divisão profissional.