Quem é o “pai” do Clássico dos Gigantes: Vasco x Fluminense?

No último sábado, Vasco e Fluminense se encontraram mais uma vez e fizeram um grande clássico no Maracanã. Mas, afinal, quem venceu mais vezes? Mesmo com mais vitórias no geral, pelo Brasileirão, o empate prevalece e rivais não conseguem superar um ao outro.

Levando em consideração apenas os confrontos pelo Campeonato Brasileiro, são 61 encontros, 21 triunfos vascaínos, 16 tricolores e 24 empates. No total, são 224 partidas entre os dois clubes, e 80 vitórias para cada lado, além de outros 65 empates.

Se considerar outros torneios estaduais, então – como o Torneio Municipal e a Copa Rio -, vamos para 264 jogos, com 101 vitórias do Vasco, 90 do Fluminense e 73 empates.

Barbieri explicou sobre escolhas na última partida entre Vasco e Fluminense

Após a partida contra o Fluminense, no último sábado (8), Barbieri respondeu sobre o que achou do clássico. Em tempo, o treinador vascaíno admitiu que sua equipe não teve tanta efetividade nas ligações dos ataques e justificou porque acabou recuando o time.

Acho que começamos o jogo muito bem, não digo só pelo gol cedo, mas porque foi uma situação estudada e trabalhada de conseguir encaixar essa pressão. Sabíamos o lado pelo qual eles saíam e conseguimos fazer o gol. Depois a gente conseguiu se defender bem, mas não conseguia ligar tanto os contra-ataques no primeiro tempo. É normal, pelo tipo jogo de Fluminense, você acabar tendo que ceder um pouco de espaço a eles e se resguardar um pouco a mais, senão o jogo vira uma loucura.

Barbieri analisa confronto contra o Fluminense

Em tempo, Barbieri deu sinal positivo às mudanças que realizou na segunda etapa. O comandante vascaíno aproveitou também para ressaltar a qualidade do adversário, valorizando o ponto conquistado.

Acho que fizemos isso bem, temos alguns detalhes para corrigir. A gente tentou corrigir no segundo tempo e acabou levando um gol numa situação que a gente falou e trabalhou. Mas, enfim, acontece. A gente vinha perdendo força no segundo tempo, tomou um gol. Depois, com as trocas, a gente teve mais oportunidades de gols do que no primeiro tempo explorando o espaço que eles iam oferecer da forma que se atiram. Acho que é um ponto ganho para o Vasco, assim como é um ponto ganho para o Fluminense também. É um adversário que é candidato a título, mais um campeão estadual que enfrentamos. Enfrentamos quatro campeões estaduais. Ponto importante que conquistamos.

Maurício Barbieri, técnico do Vasco