Rafael Paiva transformou jogador do Vasco no melhor de todo o Brasil

De maneira surpreendente, a passagem de Rafael Paiva na área técnica do Vasco da Gama tem sido repleta de pontos positivos. Quebra de tabus, mudança de postura e melhora drástica na classificação são alguns deles. Além disso, vem recuperando jogadores que estavam em baixa, como Bruno Praxedes, titular nas últimas partidas.

Assim, atletas que já estavam tendo bons desempenhos acabam sendo potencializados, como Léo Jardim. Destaque do time nas últimas duas temporadas, o goleiro tem salvado o Cruz-Maltino em diversos momentos e conseguiu números ainda melhores sob o comando do treinador de 39 anos.

Rafael Paiva comenta sobre evolução defensiva

Atualmente com a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 28 gols sofridos, o Vasco parece ter resolvido esse problema. Nos últimos oito jogos desde a demissão de Álvaro Pacheco e a chegada de Rafael Paiva, o Cruz-Maltino sofreu apenas seis gols. Além disso, marcou 14 vezes nesse período. A título de comparação, o time do técnico português sofreu 10 gols e marcou apenas um em quatro jogos.

Após a vitória sobre o Atlético-GO, o treinador de 39 anos comentou sobre essa melhora defensiva. “Quando a gente chegou, falamos que o equilíbrio defensivo era fundamental para as vitórias. Passamos a ter mais controle do jogo com a bola. Defender bem passa por isso. É uma das coisas que fizeram a gente evoluir. Eles estão se dedicando muito para defender, a gente está tentando encurralar o adversário no campo deles. Entendemos que bem defensivamente vamos conseguir resultados melhores”, analisou Paiva.