Reforço do Vasco chegou e falou que não tinha nem raça nem velocidade

Você lembra da passagem de Júlio dos Santos no Vasco da Gama? O paraguaio teve uma carreira de respeito na Europa, mas no Brasil, nunca conseguiu se firmar. Em sua apresentação no Gigante da Colina, o atleta foi bastante claro: “Não vou mentir. Não sou rápido. Não vou mentir para o torcedor e dizer que sou rápido e de raça”, afirmou Júlio.

“Meu jogo é de passes, de bola parada, de técnica, essas coisas que me levaram para a seleção e para a Europa”, completou. O paraguaio foi contratado pelo Vasco em 2015, já na reta final de sua carreira. No Brasil, ele já havia jogado por Grêmio e Atlético Paranaense, e dá para afirmar que foi em São Januário onde o meia mais jogou bola em solo brasileiro.

Foram 91 partidas com a camisa cruzmaltina, sem nenhum gol marcado. Ele deixou o Vasco em 2017, assinando com o Sportivo Luqueño, do Paraguai. Hoje, aos 39 anos, Julio anunciou sua aposentadoria. Seu último clube foi o Presidente Hayes, onde atuou no ano de 2022.

Relembre outros gringos que fracassaram no Vasco

Ao longo de sua história, o Vasco da Gama foi casa de inúmeros jogadores estrangeiros. Muitos deles fizeram sucesso com a camisa cruzmaltina, como Germán Cano, Dejan Petkovic, Andrada, Martín Silva e Guiñazú. No entanto, a maioria dos “gringos” que atuaram pelo Gigante da Colina acabaram sendo uma grande decepção. Confira a seguir os jogadores estrangeiros que fracassaram no Vasco, com destaque para alguns dos mais notórios:

1 – Tadic (Goleiro)

Considerado o pior goleiro a já ter vestido a camisa do Vasco, Tadic chegou em São Januário por indicação de seu compatriota sérvio Petkovic. Sofreu 14 gols em sete jogos disputados como titular do clube, média de dois por jogo. Esse pequeno tempo como “dono” da meta vascaína foi mais que suficiente para cavar sua despedida precoce de São Januário.

2 – Dudar (Zagueiro)

O argentino Dudar não era necessariamente horrível, mas nunca chegou perto de ser um bom nome na defesa vascaína. Ficou marcado pelos pênaltis perdidos nas semifinais das Taças Guanabara e Rio de 2007, contra Flamengo e Botafogo, respectivamente.

3 – Leandro Chaparro (Meia)

Foi um dos atletas que chegou na “onda” de contratações argentinas feitas pelo Vasco. Curiosamente, todos os outros jogadores desta barca também se encontraram nesta lista. Mas dá para afirmar que Chaparro foi tranquilamente o pior deles. Entre 2011 e 2012 fez apenas 10 gols com a camisa do Vasco, sem marcar um mísero gol. Foi dispensado ao final do contrato.

4 – Germán Herrera (Atacante)

Herrera foi contratado após uma boa passagem pelo Corinthians, mas não fez absolutamente nada no time cruzmaltino. Foram 16 jogos e apenas um gol, com destaque parece um lance bizarro contra o Palmeiras onde o argentino mandou uma bola na trave com o gol completamente aberto.