Relembre um dos portugueses que jogaram no Vasco da Gama

Apesar de ter sido fundado por portugueses em 1898, o Vasco da Gama nunca teve muitos jogadores do país europeu em sua história. Para se ter noção, o meia José Dominguez, que atuou pelo Gigante da Colina em 2005, foi apenas o terceiro português a vestir a camisa cruzmaltina na história. Antes disso, apenas Perez e Lito, durante a década de 1970.

Dominguez nasceu em Lisboa, e começou sua carreira no Benfica. No futebol português, o meio-campista ganhou grande destaque, e acabou se tornando o primeiro jogador de Portugal a atuar na Inglaterra ao assinar com o Birmingham em 1994.

Ele teve uma ótima passagem pelo clube inglês, e em 1995, voltou para Portugal, desta vez para atuar pelo rival do Benfica, o Sporting. Dominguez ainda teve passagens por Tottenham, da Inglaterra, Kaiserslautern, da Alemanha e Al Ahli, do Catar.

Até que em 2005, o meio-campista português chegou no Vasco da Gama. Quando chegou em São Januário, Domingues já sofria as consequências físicas de três operações anteriores nos joelhos. No entanto, isso não fez com que o atleta perdesse sua habilidade.

Ele estreou contra o Moto Club, em partida válida pela Copa do Brasil, no que foi uma goleada de 6 a 0 para o cruzmaltino. Dominguez realizou ótimos jogos em seu início pelo clube carioca e caiu nas graças da torcida.

No entanto, após apenas onze jogos, Dominguez sofreu grave lesão que o tirou dos gramados por um tempo longo. Por conta do salário alto e da ausência do jogador no elenco, a diretoria do cruzmaltino acabou dispensando o português. Pouco tempo depois, o meio-campista anunciou sua aposentadoria, aos 31 anos.