Relembre virada histórica do Vasco por 3 gols na Copa Sul-Americana

Além da virada histórica contra o Palmeiras na final da Copa Mercosul de 2000, o Vasco da Gama também possui outra reviravolta marcante em uma competição continental na sua história. Em 2011, o cruzmaltino conquistou a classificação para a semifinal da Copa Sulamericana com uma virada épica contra o Univesitario, do Peru, por 5 a 2, após perder a primeira partida por 2 a 0.

Naquele confronto, o Gigante da Colina entrou com o os jogadores considerados titulares para a partida decisiva diante do time peruano. As exceções foram Felipe e Rômulo que não foram inscritos nessa fase da competição.

O primeiro gol cruzmaltino saiu aos 22 minutos do primeiro tempo – Juninho Pernambucano pegou rebote do goleiro adversário, foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti. Diego Souza foi para a batida e deslocou o goleiro, abrindo o contador vascaíno.

Os peruanos conseguiram o empate em um contra-ataque rápido. Flores cruzou e Rudíaz completou para deixar tudo igual no placar. Com isso, o Vasco precisaria vencer o embate por três gols de diferença para conseguir a classificação.

Logo nos primeiros minutos da segunda etapa, o Universitario virou o placar, com Rabanal. Quando tudo parecia acabado, Élton deu sobrevida para o Gigante da Colina logo em seguida, com um belo gol de cabeça. Embalados pela torcida, o time vascaíno acreditou no inesperado e partiu com tudo para cima dos peruanos.

Dedé deixou o Vasco na frente novamente com um gol “sem querer”; o zagueiro alçou uma bola dentro da área, mas ela foi em direção ao gol e o goleiro do time adversário aceitou. O tento coroou o que foi o jogo de número 100 de Dedé com o Vasco.

O Vasco ficou com um jogador a mais após a expulsão de Ramadal, e já na reta final do confronto, Dedé marcou o quarto gol cruzmaltino. O defensor subiu sozinho e colocou a bola no ângulo, deixando o Gigante da Colina a um gol da classificação.

Até que aos 37 minutos, Alecsandro completou a reviravolta vascaína. Juninho cobrou escanteio, Dedé desviou de cabeça e “Alecgol”, com a ponta da chuteira, colocou para dentro. São Januário explodiu com a virada épica, reforçando canto de que o “Vasco é o time da virada”.

O cruzmaltino acabou sendo eliminado para o Universidad de Chile nas semifinais, time que se sagrou campeão da competição mais tarde em final contra a LDU de Quito.