Romário não pensa duas vezes e afirma que jogou sua melhor partida na carreira pelo Vasco

Em 20 de dezembro do ano 2000 o Vasco da Gama entrava para a história ao realizar a maior virada de todos os tempos em uma final contra o Palmeiras. O jogo válido pela final da Copa Mercosul foi realizado no estádio do Palmeiras, que chegou a ir para o intervalo com o placar de 3 a 0 e acabou derrotado por 4 a 3. Romário fez 3 gols na partida que segundo ele, é inesquecível.

Por clubes, foi o maior jogo da minha vida. Pra mim, nenhum jogo de clube tem aquela importância. Da forma que foi, pra mim, é o maior jogo que eu fiz por um clube.

Romário, sobre a virada histórica na final da Mercosul.

O jogo

Por incrível que pareça, o jogo passou 35 minutos sem bola na rede. Até que o árbitro Márcio Rezende marcou o primeiro pênalti da noite: Júnior Baiano colocou a mão na bola. Arce bateu com a categoria de sempre, e iniciou um atropelo palmeirense. 

Até o intervalo, o Vasco foi completamente dominado. Não deu nem tempo de os palmeirenses comemorarem o gol: Tuta já saiu na cara de Helton no minuto seguinte e, apesar de ter parado no goleiro, a bola sobrou para Magrão empurrar para dentro. Ainda no primeiro tempo, Tuta apareceu na área e fez o terceiro. 3 a 0. 

Uma das reações mais incríveis da história do futebol começou a ser escrita aos 13 minutos da segunda etapa. Márcio Rezende marcou novo pênalti, dessa vez favorável aos vascaínos. Romário descontou. Minutos depois, novo pênalti, e novo gol de Romário. 

Os cariocas iam com tudo para cima. Aos 32, porém, Júnior Baiano fez falta dura em Flávio e acabou expulso. Mesmo com dez, a pressão seguiu, e o empate veio aos 40, com Juninho Paulista pegando sobra de chute errado de Romário na área. 

O impossível se tornou realidade já aos 48. Viola fez a jogada, Juninho Paulista tentou o chute e Romário, na sobra, mandou para o fundo da rede.

“Foi histórico. Uma das grandes viradas do futebol mundial. No intervalo, um jogador do Palmeiras falou: ‘Essa você perdeu, Baixinho’. E eu respondi: ‘Calma, garoto, só acaba quando termina”

disse Romário

Confira os melhores momentos dessa partida épica.