Se você for torcedor do Vasco, respire fundo antes de ver essa matéria 

A cada rodada que se passa, a situação do Vasco é ainda pior dentro do Campeonato Brasileiro; apenas um milagre salvaria o Gigante do rebaixamento. Um levantamento feito pela ESPN elucidou ainda mais a gravidade do que a equipe cruzmaltina enfrentará até o fim da temporada na luta pela sobrevivência na Série A.

Pelo momento atual, oito dos nove clubes que passaram por situações semelhantes ao do Gigante não conseguiram permanecer na primeira divisão e foram rebaixados. Apenas o Ceará, em 2018, evitou o descenso à Série B depois de não ultrapassar os nove pontos na tabela de classificação em 15 jogos realizados. Veja:

  • 2012: Figueirense – 8 pontos (rebaixado) 
  • 2013: Náutico – 9 pontos (rebaixado)
  • 2015: Joinville – 9 pontos (rebaixado) 
  • 2016: América-MG – 8 pontos (rebaixado) 
  • 2017: Atlético-GO – 8 pontos (rebaixado) 
  • 2018: Ceará – 8 pontos (não rebaixado) 
  • 2019: Avaí – 6 pontos (rebaixado) 
  • 2020: Goiás – 9 pontos (rebaixado)
  • 2021: Chapecoense – 4 pontos (rebaixado) 

Ainda assim, dos clubes que somaram menos de 10 pontos nas 13 primeiras rodadas, apenas três, em outros 15, conseguiram o feito de não cair de divisão: o Ceará, novamente, em 2019, o Coritiba, em 2015 e o Atlético-MG, em 2010. Sem marcar gols há três jogos, o Vasco sequer furou a defesa adversária jogando em São Januário, perdendo todos os cinco jogos feitos em seus domínios neste Campeonato Brasileiro.

Sete pontos separam o Vasco dos times que não fazem parte do Z-4

Para começar a reabilitação dentro do Brasileirão, Ramón Díaz terá até o fim desta semana para preparar seus jogadores para o confronto diante do Corinthians. O ponto positivo do encontro frente aos paulistas é que a NeoQuímica Arena não receberá torcedores: a Justiça determinou que o Timão jogasse com portões fechados contra o Vasco, visto os cantos homofóbicos entoados pela torcida no clássico contra o São Paulo, nas rodadas iniciais do torneio.

O Corinthians atualmente é o 15º colocado com 16 pontos. Uma vitória contra a equipe paulista faria com que a diferença entre os dois clubes na tabela de classificação fosse diminuída para quatro pontos e uma luz no fim do túnel pudesse ser avistada.