Seis integrantes da Força Jovem estão proibidos

Nesta quarta-feira (8), o juíz Bruno Arthur Mazza Vaccari Machado Manfrenatti, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Capital, revogou a decisão que suspendia o afastamento da torcida organizada “Força Jovem do Vasco” de estádios e praças desportivas. Além disso, o magistrado determinou o afastamento individual de seis torcedores que fazem parte da organização.

São eles: Leandro Scorza Pereira, Bruno Pereira Ribeiro, Eduardo José Almeida da Rocha, Carlos Alberto Silva Sampaio, Tiago da Conceição Sobreira, e Gabriel Garcia da Rosa. O juíz também determinou o afastamento das torcidas organizadas “Raça Rubro-Negra” e “Torcida Jovem do Flamengo” dos locais em que se realizem eventos esportivos em qualquer parte do território nacional.

Entenda a confusão entre torcidas que aconteceu no jogo entre Flamengo e Vasco

No último domingo (5), uma briga generalizada no entorno do estádio do Maracanã entre torcidas organizadas do Vasco e do Flamengo deixou ao menos oito pessoas feridas; um torcedor faleceu na manhã de segunda-feira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, dois pacientes ainda estão internados em estado grave e um terceiro apresenta quadro estável. Três receberam alta e outra pessoa deixou a unidade por vontade própria.

Nas redes sociais, circulam imagens e grupos de torcedores ocupando as ruas em direção ao estádio, antes do início da partida válido pelo Campeonato Carioca. Em determinado vídeo, torcedores vascaínos aparecem viajando em cima do teto de um ônibus lotado.

A estação de metrô de São Cristóvão, que é um dos principais acessos ao estádio, precisou ser fechada durante dez minutos por causa da briga. Parte da torcida organizada do Flamengo desceu em grupos na estação, causando tumulto. Na sequência, o local foi reaberto.

O confronto entre as duas torcidas se iniciou próximo à Quinta da Boa Vista. Homens com pedaços de madeira, pedras e morteiros se enfrentaram, e foi necessário uma intervenção da Polícia Militar com bomba de gás lacrimogêneo e bala de borracha. Existem diversos registros circulando as redes sociais de momentos da briga.

De acordo com a Polícita Militar, cerca de 50 pedaços de madeira, nove barras de ferro, cinco bombas caseiras, fogos de artifício, soco-inglês e artefato explosivo foram apreendidos em diversos pontos do entorno do Maracanã. A PM informou ainda que uma equipe policial foi alvo de tentativas de agressão e de depredamento de uma viatura. .