Sheik bilionário do Newcastle preparou o cheque para comprar o Vasco

Em 2023, com a péssima campanha do Vasco no Brasileião, muito se falou sobre uma possível saída da 777 Partners do comando da SAF cruzmaltina. O site “The Athletic”, por sua vez, publicou o interesse dos donos de Newcastle e Chelsea em adquirir um conglomerado de clubes, com um dos alvos sendo a própria empresa norte-americana.

Os proprietários dos dois times ingleses já deixaram clara a intenção de expandir seus negócios para o modelo com estrutura de MCO (Multi-Club Ownership). De acordo com o CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte), 254 clubes no mundo todo já fazem parte desse tipo de negócio. Destes 254, cinco são comandados pela 777: Genoa, Red Star, Standard de Liège, Vasco e Hertha Berlim.

Mais detalhes sobre possível interesse dos clubes ingleses na época

No ano passado, em um seminário sobre futebol na Europa, Amanda Staveley, uma das sócias do Newcastle, comentou sobre comprar clubes ou parte de suas ações. “É complicado. Nós estamos olhando para uma outra estrutura que nos permita fazer ambos, talvez, algo um pouco diferente que nos dê oportunidade de trabalhar com muitos clubes”, disse em entrevista ao “The Athletic”.

Além disso, executivos da 777 Partners estavam no evento, o que poderia indicar uma concorrência entre as partes por compras de sociedades. Um movimento de Josh Wander, por exemplo, significaria mais dinheiro para o Vasco.

Por ora, não é possível afirmar se o Gigante da Colina terá alguma conversa para a venda de um percentual de seu MCO (grupo de clubes) para novos investidores. Na época procurada pelo site Torcedores, a SAF cruzmaltina não se pronunciou sobre o assunto.