Torcida do Vasco tem música polêmica que viralizou na internet

No último ano, uma música polêmica da torcida do Vasco viralizou e causou debate nas redes sociais. “Vasconha, Vasconha, Vasconha! Sem maconha o Vasco não ganha!”, é o que canta parte dos torcedores presentes em São Januário sempre que o cruzmaltino está vencendo no placar. O canto ficou famoso após o influenciador digital Casimiro usar um boné durante uma live na plataforma Twitch contendo a palavra “Vasconha”.

A Vasconha não se trata de uma torcida organizada, mas sim de um grupo de amigos que se identificam desta forma e se reúnem num ponto específico do São Januário em dias de jogos. Por conta da viralização do canto, o grupo veio a tomar grandes proporções, até mesmo no próprio estádio, já que muitos torcedores de outros grupos também estão cantando a música.

E apesar da fama recente, a Vasconha surgiu há muito tempo, entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000. A frase virou um canto não só na Colina Histórica, como também no Maracanã. Hoje, ainda há integrantes “originais” que estão no grupo.

“- Somos uma ideia. Entendemos que qualquer pessoa a favor da ideia pode ser “Vasconha”. Não temos carteirinha. É muito democrático. Um vascaíno no Nordeste pode usar nosso boné e nos representar”, afirmou um dos integrantes do grupo em entrevista ao Lance.

O boné que vestiu cabeças famosas foi patenteado e teve sua comercialização iniciada em setembro de 2017. No entanto, após o influencer Casimiro aparecer em uma transmissão com o acessório, os pedido aumentaram de maneira gigantesca. Cada unidade é vendida por R$70 reais e o valor arrecadado é destinado para ações sociais.