Torcida emocionada e festa no Rio de Janeiro: Vasco confirmado campeão brasileiro

Em busca de retornar ao caminho das glórias, vale relembrar o marcante título brasileiro do Vasco em 2001. Em 18 de janeiro de 2001, o Gigante da Colina conquistou o Brasileirão pela quarta vez após vencer o São Caetano por 3×1. Juninho Paulista, Jorginho Paulista e Romário marcaram os gols do clube carioca.

Depois de um ano tão difícil na arquibancada, o torcedor vascaíno pôde enfim desabafar com gritos de comemoração. Vale lembrar que o segundo jogo da decisão, originalmente programado para dezembro, foi remarcado para janeiro. Na época, um acidente com o alambrado de São Januário adiou a grande final. Confira os momentos finais do jogo do título:

Desempenho e contexto do título

O Cruzmaltino, após vencer clássico contra o Flamengo por 5×1 em 2000, continuou seu excelente desempenho. Além da distribuição de chocolates após o jogo que foi disputado na Páscoa, o clube seguiu presenteando sua torcida, mas dessa vez com títulos. A conquista da Taça Guanabara em cima do rival foi sucedida pelo tetracampeonato Brasileiro.

Naquele ano, o Campeonato Brasileiro, que não pode ser nomeado dessa forma, foi denominado Copa João Havelange, contando com 114 clubes divididos em quatro grupos. O São Caetano, surpresa da competição, chegou na final eliminando Fluminense, Palmeiras e Grêmio.

O primeiro jogo, em dezembro de 2000, terminou em 1 a 1 no Parque Antártica. O Gigante da Colina começou perdendo, mas Romário igualou o placar. O jogo de volta, originalmente programado para 30 de dezembro, foi adiado devido ao acidente com o alambrado de São Januário, deixando cerca de 160 feridos.

Vale lembrar, ainda, que naquela temporada Romário conquistou a artilharia da competição, solidificando ainda mais seu status como craque e ídolo do Vasco. Ao todo, foram 73 jogos e 73 gols marcados, além de 16 assistências.