Tudo o que você precisa saber da carreira histórica do Rámon Díaz

Ramón Díaz foi anunciado oficialmente pelo Vasco da Gama no dia 15 de julho de 2023. Ele rapidamente se tornou uma das figuras mais importantes na campanha que terminou com o clube do Rio de Janeiro se salvando do rebaixando no Campeonato Brasileiro.

Ramón Díaz começou sua carreira no futebol em 1978

Porém, antes de chegar para comandar o Gigante da Colina, Ramón Díaz teve um longo caminho no futebol. Ele começou sua carreira como jogador na base do River Plate e subiu para o time principal em 1978. Ele ficou na Argentina até 1981, quando acertou sua ida para o Napoli.

Como jogador na Itália, Ramón Díaz ainda teve passagens pelo Avelino (92 jogos), Fiorentina (67 jogos) e Inter de Milão (43 jogos). Com a Inter, o argentino foi campeão da Serie A na temporada de 1988/89. Em 1989, ele deixou o futebol italiano e se transferiu para o Mônaco, clube pelo qual atuou até 1991 e levantou o troféu da Copa da França.

Ramón Díaz retornou para o River Plate em 1991, e atuou por seu clube de origem até 1993, quando acertou sua ida para o Yokohama F. Marinos. Ele jogou pelo time japonês até 1995 e se aposentou como jogador. Pela seleção da Argentina, Ramón Díaz disputou a Copa do Mundo de 1982, além de passagens pelas seleções de base.

Sua carreira como técnico começa em 1995, quando ele assume a equipe que o revelou para o futebol. No seu segundo ano, Díaz conquistou a Copa Libertadores da América e encerrou um jejum de dez anos. Sua primeira passagem dura de 1995 até 2000, e além da Libertadores Ramón Díaz também ganha cinco títulos da liga de seu país e a Supercopa Sudamericana.

Depois da boa primeira experiência, Ramón Díaz deixa o River, mas retorna pouco tempo depois para uma passagem mais breve. Ele deixa a argentina e vai para o Oxford United. Após treinar o clube inglês, Ramón retorna à Argentina e assume o San Lorenzo.

Além do San Lorenzo, Ramón Díaz também treinou o Independiente e novamente o River Plate. Entre 2014 e 2016, ele foi treinador da seleção do Paraguai.

Antes de ser contratado pelo Vasco, Ramón Díaz teve uma passagem pelo futebol oriental, treinando o Al-Hilal, o Al-Nasr, e o Al-Ittihad da Arábia Saudita, e o Pyramids FC do Egito.