Vasco ainda pode jogar a Sul-Americana em 2024?

O Vasco volta aos gramados pelo Brasileirão pressionado por conta da goleada que o Bahia aplicou no Corinthians em plena NeoQuímica Arena: 5 a 1. O Gigante, então, caiu para a 16ª colocação e, com a mesma pontuação de quem abre a zona de rebaixamento, o Cruzeiro, tem uma dura missão neste sábado, a partir das 19h30.

Ramón Díaz & companhia enfrentam o Athletico, na Arena da Baixada, pela 34ª rodada do Brasileirão. O adversário relacionou, pela primeira vez nos últimos dois meses, o jovem artilheiro Vitor Roque. O atacante já acertado com o Barcelona, da Espanha, se recuperou de lesão e tende a começar no banco de reservas no duelo contra o Vasco. Na temporada, são 20 gols.

Dá para sonhar?

Mesmo assim, a torcida está confiante, aliás, o Vasco vive uma ótima fase. Invicto nas últimas cinco partidas, conquistou dez dos 15 pontos em disputa e aumentou, inclusive, a possibilidade de se classificar à Copa Sul-Americana. De acordo com levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Gigante tem 41% de chances.

Número interessante para quem ainda está na luta contra o rebaixamento. O Vasco, porém, não tem a tabela mais fácil nesta reta final de Brasileirão. Enfrenta o Athletico, o Corinthians (briga para não cair), o RB Bragantino e o Grêmio. Os últimos dois de olho no título. No momento, a distância para a zona de classificação à Sul-Americana é de três pontinhos.

Quem joga?

A tendência é de que o Vasco tenha bastante mudanças na escalação em relação aos 11 iniciais contra o Cruzeiro. O lateral-direito Paulo Henrique recupera a vaga no lugar de Puma Rodríguez, o zagueiro Léo Pelé se junta a Gary Medel e Maicon no sistema defensivo e o meio-campista Marlon Gomes toma a posição de Bruno Praxedes. Assim, o Gigante entraria com: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho, Marlon Gomes e Gabriel Pec; e Vegetti.