Vasco da Gama bate recorde em aproveitamento de quase 20 anos

O Vasco da Gama se aproxima da reta final da briga pelo acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, e tem uma verdadeira “final” pela frente; nesta quinta-feira (29), o cruzmaltino enfrenta o Londrina no São Januário, que é praticamente o único clube que ameaça as chances de classificação do Gigante da Colina para a primeira divisão.

E se o desempenho do time carioca em partidas fora de casa é desastroso, em casa o Vasco tem tido muito sucesso. Com apoio da torcida, que tem lotado São Januário em praticamente todos os jogos, o Gigante da Colina tem na atual edição da Série B seu melhor aproveitamento como mandante na era dos pontos corridos, incluindo campanhas nas Séries A e B.

O cruzmaltino está invicto em casa na atual edição da Série B, vencendo 10 e empatando cinco jogos como mandante, com um aproveitamento de 77,7%. Com isso, o Vasco supera o desempenho no Rio de Janeiro na campanha do título da Segunda Divisão em 2009, com 73%. Os ingressos para o jogo contra o Londrina foram esgotados na quarta-feira da semana passada.

“Em casa nós somos muito fortes. Se não fosse a torcida, não estaríamos nessa posição (…) o jogo contra o Londrina é para entrar focado, uma final. Temos que ir com esse pensamento para não pensar em nenhum outro resultado que não seja a vitória” disse o volante Yuri Lara em entrevista ao Globo Esporte.

Vasco da Gama alcança recorde negativo em 124 anos

Se em casa o recorde é positivo, em jogos fora de casa é o oposto. Após a derrota para o Grêmio na penúltima rodada, o clube cruzmaltino viu sua porcentagem de chance de acesso para a Série A cair para 53%. No segundo turno da competição, um problema tem assombrado o cruzmaltino: a dificuldade em vencer fora de casa.

A derrota para o Grêmio resultou na sétima derrota seguida do Vasco em partidas fora de casa, o que é um recorde negativo na história do clube. É a primeira vez que o cruzmaltino tem esta sequência ruim fora de São Januário desde sua fundação.

A sequência de derrotas fora de casa do Vasco fez com que o quinto colocado Londrina se aproximasse mais do que nunca do G4. Enquanto o Gigante da Colina possui 45 pontos, o time paranaense possui 44 pontos.