Vasco da Gama terá mais um filme nos cinemas

Um dos títulos mais importantes da história do Vasco da Gama será celebrado através de um documentário, que será transmitido nos cinemas. Estamos falando do Sul-Americano de 1948, conquistado pela famosa geração do Expresso da Vitória. O filme “A Força do Gigante” será exibido a partir de terça-feira (22) em Campos, no Rio de Janeiro.

A obra possui direção e roteiro de Marco Antonio Rocha. O documentário irá lembar detalhadamente a conquista que fez do Gigante da Colina o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional, em torneio que foi disputado no Chile.

O filme possui cerca de 54 minutos de duração, e irá contar com a presença e depoimento de grandes nomes envolvidos com o cruzmaltino, como Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Jaguar, Sérgio Cabral e Antônio Pitanga, que recordam lembranças da infância como torcedores vascaínos.

Relembre a conquista de um dos títulos mais importantes na história do Vasco

Há 74 anos, o Vasco da Gama se tornava o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional. Em 1948, o Gigante da Colina, no auge da era do “Expresso da Vitória”, derrotou o River Plate e se sagrou campeão de forma invicta do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, considerado o “embrião” do que é hoje a Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.

A competição contava com os principais clubes dos países sul-americanos, que foram convidados pelo organizador do torneio, o Colo-Colo, do Chile. Além do time chileno e do Vasco, também participaram Emelec, do Equador, Nacional, do Uruguai, El Litoral, da Bolívia, Municipal, do Peru, e River Plate, da Argentina.

O campeonato se iniciou no dia 14 de fevereiro, e era disputado no formato de pontos corridos. O Vasco estreou com uma vitória por 2 a 1 contra o Litoral, e venceria as próximas três partidas, contra Nacional, Emelec e Municipal. Na segunda rodada, o cruzmaltino perdeu seu melhor jogador, Ademir Menezes, por lesão no pé.

Com isso, o favoritismo para o título ficou com o River Plate, que tinha um time qualificadíssimo na época, com craques como Alfredo Di Stéfano. Na penúltima partida, o Vasco enfrentou os anfitriões da competição, o Colo-Colo. Com um gol solitário de Friaça, o Gigante da Colina conquistou a vitória. Na mesma rodada, o River foi derrotado pelo Nacional.

O cruzmaltino precisaria apenas de um empate contra os argentinos para conquistar o caneco – e assim foi. Mesmo com um a menos em campo, o Vasco ficou no 0 a 0 com o River e levantou a primeira taça de um clube brasileiro em competições internacionais.