Vasco deu volta por cima e mostrou quem está mandando no Rio de Janeiro

Depois de ter um desempenho abaixo da média nos clássicos recentes, as vitórias sobre Fluminense e Botafogo mudaram o quadro. Em 11 disputas frente aos rivais cariocas, foram quatro vitórias, seis derrotas e apenas um empate.

O primeiro clássico disputado em 2023 foi diante do próprio Botafogo. Quis o destino que o último também fosse contra a equipe alvinegra. Ainda em jogo válido pela Taça Guanabara, o Gigante superou o rival por 2 a 0, com gols de Alex Teixeira e Pedro Raul.

Em seguida, a primeira derrota em clássicos desta temporada: 2 a 0 para o Fluminense que, no último sábado (4), conquistou, pela primeira vez, a Copa Libertadores em sua história. Mas, nem tudo são espinhos: no último confronto entre as duas equipes pelo Brasileirão, melhor para o Vasco, que venceu por 4 a 2. Antes disso, ambos tiveram a oportunidade de se encontrar, pelo Brasileirão, ainda no primeiro turno da competição, quando empataram por 1 a 1.

Os encontros com o Flamengo, que foram cinco, determinaram o rendimento abaixo nos clássicos locais. Foram quatro derrotas para a equipe rubro-negra, enquanto o Vasco venceu apenas um, inclusive o primeiro. Pumita Rodríguez marcou o gol do único triunfo sobre o maior rival.

Vitória contra o Botafogo tirou o Vasco do Z-4

Mesmo tendo um aproveitamento inferior nos clássicos cariocas, o triunfo permitiu com que o Vasco deixasse a zona do rebaixamento. A vitória ainda marcou o compromisso cruzmaltino em São Januário, onde teve a maior presença de torcedores: 21.043 vascaínos estiveram na Colina Histórica.