Vasco perde a oportunidade de conquistar título nacional em 2023

O ano de 2023, que marcou o retorno do Vasco à elite do futebol nacional, não trazia esperança de títulos ao torcedor, apesar de um início bastante interessante sob o comando de Maurício Barbieri. O trabalho do treinador, porém, se esgotou no Brasileirão e o Gigante passou a sofrer, novamente, com o fantasma da Segunda Divisão.

A sorte é que a SAF do Vasco, liderada pela 777, e o dirigente Paulo Bracks encontrou alternativas. A janela de transferências no meio do ano deu uma cara nova ao Gigante que, desde então, tem uma das melhores campanhas entre os 20 clubes do Brasileirão. Ramón Díaz & companhia somaram dez dos últimos 12 pontos em uma sequência invicta diante de Bahia, Fluminense, Coritiba e América Mineiro.

A recuperação fez o Vasco, enfim, deixar a zona de rebaixamento e, neste domingo, há chances do elenco dar um outro passo importantíssimo. O Gigante enfrenta um confronto direto contra o Santos, na Vila Belmiro, a partir das 16 horas. Caso vença, a distância para o Bahia, que abre a zona de rebaixamento, pode chegar a quatro tentos. Algo inimaginável semanas atrás.

Vice-colocado!

A torcida do Vasco, por outro lado, perdeu a oportunidade de comemorar um título em 2023. Os garotos do Gigante no Futsal Sub-17 entraram em campo com o Corinthians para decidir o título da Taça Brasil da categoria em Paranaguá, no Paraná. O duelo acabou empatado no tempo regulamentar + prorrogação em 1 a 1, só que nos pênaltis o adversário levou a melhor.

A diretoria do Vasco, assim como os treinadores das categorias de base do futebol de campo, pode monitorar os jogadores que se destacaram. Nem precisa passar nos nomes conhecidos mundialmente, como Ronaldinho, para ressaltar a importância do futsal na formação de craques.