Vasco venceu nos pênaltis e está vivo em mais uma competição

Para além dos últimos jogos do Vasco da Gama, não é difícil afirmar que as categorias de base salvam o clube. Em um recorte mais recente, nomes como Philippe Coutinho, Paulinho e Talles Magno se destacaram e foram construir sua carreira fora do país.

E, em 2024, a situação não é diferente. As categorias de base do Cruz-Maltino fazem parte das melhores do Brasil e mostram isso a cada competição. Na manhã de sexta-feira (30), inclusive, o Gigante da Colina venceu a Portuguesa-RJ nos pênaltis por 5×3 e avançou no Torneio Guilherme Embry Sub-16. No tempo normal, no estádio Nivaldo Pereira, empate em 0x0. O próximo duelo será contra a Cabofriense.

(Dikran Sahagian/Vasco da Gama)
(Dikran Sahagian/Vasco da Gama)

Rafael Paiva comenta sobre utilização de jovens no time profissional

Antes treinador do sub-20 cruzmaltino, Rafael Paiva utiliza muitos atletas formados no Vasco em sua trajetória no time profissional. Nomes como Rayan, Leandrinho, JP e Estrella têm se destacado sob o comando do técnico de 39 anos, que já promoveu a estreia de Bruno Lopes, atacante de apenas 16 anos.

Após a vitória sobre o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, Paiva falou um pouco sobre essa mescla de jogadores jovens e experientes no Vasco da Gama: “Acredito muito no elenco que temos. Essa mescla de jogadores experientes com jovens, de idade sub-20. Estamos conseguindo potencializá-los, algumas sessões de treino a mais, colocar algumas ideias em prática. Isso vai fazer diferença para buscar vitórias, continuarmos fortes no segundo tempo”.

“Acho que mais atletas estão entendendo o que a gente busca, o caminho de buscar mais vitórias, pontuar sempre, ganhar em casa. Estamos conseguindo deixar mais jogadores do grupo no nível que a gente quer, técnico, tático, psicológico. É fortalecer e qualificar os jogadores que temos, que têm muito potencial”, concluiu Rafael Paiva.