Você sabia? Foi o Vasco que inventou o termo “bicho” e “vaquinha” no futebol brasileiro

A expressão “fazer uma vaquinha” é amplamente usada no dia a dia do brasileiro. Se tornou algo tão comum no nosso vocabulário que é difícil até explicar seu significado: o de arrecadar dinheiro. No entanto, você sabe qual é a origem desta frase? Acredite ou não, ela surgiu no futebol, e mais especificamente em uma ação realizada pelo Vasco da Gama.

De acordo com o livro O Bode Expiatório, escrito por Ari Riboldi, a expressão surgiu de uma prática de premiação no futebol, que é até hoje popularmente conhecida como “bicho”. Tudo começou em 1923, quando a torcida cruzmaltina resolveu arrecadar dinheiro para estimular os atletas da equipe a se dedicarem mais nas partidas.

O valor arrecadado seria usado como “prêmio” para os atletas em valores proporcionais aos resultados alcançados pelo time.

Os valores eram inspirados nos números do jogo do bicho. O número 5, por exemplo, era o número do cachorro, e equivalia a 5 mil réis. Este prêmio era dado apenas em empates. O número 10, que representa o coelho, equivalia a 10 mil réis, e era dado apenas em vitórias simples.

Já o número 25, que era o número da vaca, correspondia a 25 mil réis. Esta premiação era dada aos atletas em grandes vitórias – e foi daí que surgiu o termo “fazer vaquinha”, que hoje é usado de maneira geral para arrecadações ou contribuições.

Vaquinha impulsionou título carioca em 1923

O apoio financeiro da torcida aos jogadores acabou dando certo. No ano que a prática foi adotada, o cruzmaltino conquistou o Campeonato Carioca, que ficou marcado como uma vitória sobre o racismo no futebol brasileiro, já que o time vascaíno era composto por jogadores negros, mulatos e operários. Este fato causou grande repercussão na época, já que o futebol era um esporte praticado sobretudo pela aristocracia inglesa.