Camisas Negras do Vasco vão participar de livros dos heróis do Brasil

Para reafirmar a importância dos ‘Camisas Negras’ do Vasco, uma grande homenagem será feita aos responsáveis pelo feito no Gigante. Todos os homens negros, pobres, analfabetos e sem espaço na sociedade calaram os críticos e conquistaram o Campeonato Carioca de 2023 – o primeiro título estadual do clube cruzmaltino.

Para isso, os jogadores que estiveram no grupo campeão, agora, vão entrar para o Livro Oficial de Heróis e Heroínas da Pátria. A ação faz parte de um projeto de lei, que a partir de agora, engloba os vascaínos que ainda no início do último século, já faziam história no futebol carioca.

O time formado por pessoas menos favorecidas venceu 11 partidas, além de empatar duas vezes durante a competição e ter perdido em um único jogo. A homenagem é mais do que merecida, afinal os atletas iniciaram o movimento ‘Resposta Histórica’ que foi redigido e assinado um ano depois pelo presidente vascaíno José Augusto Prestes.

Camisas Negras receberam outra homenagem recente

A fim de emancipar ainda mais a história daquela equipe do Vasco que conquistou, pela primeira vez, o Cariocão, uma camisa com as cores usadas naquela época foi lançada. Inclusive, na única vez que o Gigante utilizou o uniforme, neste ano, foi com vitória. Na ocasião, os comandados por Ramón Díaz triunfaram por 5 a 1.

Em São Januário e usando o uniforme no tom preto, os cinco gols decretaram, naquele momento, a recuperação do Vasco neste Brasileirão, exaltando ainda mais o trabalho feito pelo treinador argentino. Hoje, fora do Z-4, a torcida cruzmaltina acredita fielmente que os ‘Camisas Negras’ estiveram torcendo para o Gigante, e sempre terão seus nomes lembrados.