Conmebol reconheceu título do Vasco como Libertadores

No meio do ano passado, a Conmebol formalizou em seu site oficial o título internacional do Vasco da Gama conquistado em 1948. A confederação incluiu em sua página histórica sobre a Copa Libertadores da Améirca a conquista do clube de São Januário da Copa Sul-Americana dos Campeões.

A lembrança veio após uma reivindicação da diretoria em uma visita a sede da entidade máxima do futebol Sul-Americano. A visita aconteceu em março de 2022. O título foi reconhecido em 1996, mas agora tem um registro formal na página.

Vasco foi campeão de torneio realizado no Chile

João Ernesto, vice-presidente de relações especializadas do Vasco, foi o responsável pela criação de um dossiê com várias imagens e o histórico sobre a conquista de 1948. O dirigente conversou com o site oficial do Gigante da Colina na época:

“Fico feliz e agradeço muito pela menção na parte mais nobre do site deles. Essa é uma conquista para todos nós vascaínos.”

O Colo-Colo foi responsável por organizar o torneio em Santiago, e ele foi disputado entre sete equipes, em um sistema de pontos corridos e jogado em um turno único. O Vasco tinha conquistado o título do Campeonato Carioca de 1947. Veja a campanha:

Vasco 2 x 1 Litoral-BOL (campeão de La Paz em 1947)
Vasco 4 x 1 Nacional-URU (campeão uruguaio em 1947)
Vasco 4 x 0 Deportivo Municipal-PER (vice-campeão peruano em 1947)
Vasco 1 x 0 Emelec-EQU (campeão de Guayaquil em 1946)
Vasco 1 x 1 Colo-Colo-CHI (campeão chileno de 1947)
Vasco 0 x 0 River Plate-ARG (campeão argentino em 1947)