Cria do Vasco marcou golaço na Europa: Deixou a torcida morrendo de saudades

Eguinaldo foi revelado nas categorias de base do Artsul, do Rio de Janeiro, mas se destacou para o futebol ao se tornar jogador do Vasco da Gama. Em 2022, quando o Vasco estava na Série B do Campeonato Brasileiro, o jogador ajudou na campanha de volta a elite do futebol nacional. Ele participou de 18 jogos e marcou três gols.

Na janela de transferências do meio de 2023, Eguinaldo foi negociado com o Shakhtar Donetsk. Ele rendeu 3.6 milhões de euros aos cofres vascaínos, cerca de 18.8 milhões de reais. O clube ucraniano comprou 90% de seus direitos, enquanto o Vasco continuou dono dos 10% restantes. Como o Artsul, de nova Iguaçu, foi o clube que o formou, ele também recebeu uma quantia da negociação.

Contrato atual do jogador formado no Vasco vai até 2028

Como jogador do Shakhtar, Eguinaldo soma nove partidas no total, com um gol marcado (contra o Porto, na UEFA Champions League, mas seu time foi derrotado por 5 a 3). No momento, o Campeonato Ucraniano está parado e só retorna no final de fevereiro, para a 18ª rodada. Antes da parada, o atleta brasileiro entrou em campo em três dos quatro jogos. Em nenhum deles ele atuou por 90 minutos e foi usado como ponta esquerda.

Eguinaldo defendeu a camisa do Vasco em 29 partidas, a maioria delas pela Série B de 2022. Ao todo, foram 29 jogos, com três gols marcados. Na Série A de 2023, ele participou de apenas quatro jogos, e não esteve no plantel quando Ramón Díaz foi chegou para ser o técnico.