Gandula: Nome surgiu por causa de um jogador do Vasco

Uma importante palavra do dicionário do futebol tem sua origem ligada ao Vasco da Gama. Bernardo José Gandulla foi um jogador argentino que vestiu a camisa cruzmaltina em 1939, e segundo conta a história, seu sobrenome pode ter dado origem a palavra “Gandula”.

A história conta que o argentino tinha como característica buscar a bola quando ela saia de campo, mesmo para entregar aos jogadores adversários. Quando garotos começaram a ser empregados para fazer a função de resgatar as bolas que saiam dos gramados, eles foram apelidados de gandula, em homenagem ao ex-jogador do Gigante da Colina.

Versão conta que meia-esquerda do Vasco deu origem ao nome “Gandula”

Outra versão da história conta que para demonstrar serviço e habilidade, Gandulla corria para buscar as bolas que saiam do campo e as repunha.

Segundo pesquisa de Walmer Peres, há outra versão para a origem da palavra Gandula, e ela já estava sendo usada no Brasil antes da chegada do meia-esquerda argentino vestia camisa do Vasco em 1939. Diferente do que a história com o jogador conta, a palavra “Gandula” era usada de forma comum no futebol do Rio de Janeiro, e era feminina de “Gandulo”, que significava “garoto”, “vadio”, ou “tratante”.

No dia oito de março de 1939, o jornal Gazeta de Notícias escreveu sobre a contratação de Gandulla pelo Vasco:

“Mais três elementos argentinos vêm de ingressar no Club de Regatas Vasco da Gama. Trata-se dos discutidos players Gandula, Emeal e Dacunto. Para adquirir esses novos elementos gastou o club cruzmaltino cerca de cem contos de reis. Desse modo será o quadro da camisa preta composto de vários elementos estrangeiros.”