Qual o significado da faixa no uniforme do Vasco da Gama

O Vasco da Gama foi fundado em 1898, ano do quarto centenário do Descobrimento do Caminho das Índias, e a faixa diagonal atravessando o peito da camisa da equipe é também uma referência ao navegador português.

A equipe do Vasco nasceu como um clube de regatas, e só começou a atuar no futebol em 1916. Os primeiros uniformes do clube ainda não tinham a famosa faixa, e eram formados por uma camisa preta com golas brancas, e a cruz vermelha na altura do coração. A atual camisa três do Vasco faz homenagem a essa camisa, que foi usada antes dos uniformes com a faixa em diagonal. Os “Camisas Negras” fizeram história na década de 1920.

Faixa em diagonal na camisa do Vasco começou a ser usada na década de 30

O Gigante da Colina só começou a usar a faixa na década de 1930, mas ela se tornou parte do uniforme oficial a partir de 1945. Nessa época, o Vasco ficou conhecido como o “Expresso da Vitória”, e ganhou o Campeonato Carioca de 1945, 1947, 1949, 1950, 1952, 1956 e 1958, além de outras conquistas nacionais e internacionais. Dário Lourenço Júnior falou sobre a faixa na camisa do Vasco e seu significado:

“A bandeira do Vasco não é apenas uma escolha estética, ela conta uma história. O preto representa os mares nunca antes navegados, as tormentas, o abismo, o fim do mundo conhecido e as mortes que ficaram pelo caminho. A faixa branca é a rota vitoriosa do navegador português e por fim a cruz que representa o povo português, a sua fé e a própria providência.”