John Textor chocou o Brasil ao falar de manipulação em jogo do Vasco da Gama

Na última segunda-feira (22), iniciou a CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, que investiga justamente a manipulação de resultados em partidas de futebol. Dono da SAF do Botafogo, John Textor foi um dos principais nomes envolvendo essa investigação, visto que afirmou ter provas concretas que comprovam essas alterações de placar propositais em diversos jogos que afetavam diretamente o Glorioso no último Campeonato Brasileiro.

Um deles, inclusive, foi o jogo entre Palmeiras e Vasco, no qual o Cruz-Maltino saiu derrotado do Allianz Parque. Na oportunidade, o time de Abel Ferreira estava brigando pelo título e saiu atrás do marcador com um golaço de Paulinho Paula, que foi mal anulado. Depois, a equipe paulista fez um gol e venceu a partida. Durante seu relato, Textor disse que ligou o alerta justamente para as manipulações justamente nesse jogo.

Mais detalhes sobre a CPI

A CPI foi instalada no dia 11 de abril e deve durar cerca de 180 dias. Outro jogo citado pelo empresário foi a goleada do Palmeiras por 5×0 sobre o São Paulo, que foi crucial para a reação do time alviverde no Campeonato Brasileiro. A acusação gerou insatisfação em ambos os clubes, que pretendem abrir processo contra John Textor.

No processo, os senadores argumentam que ele tem o dever de expor as provas que disse ter em declarações feitas à impressa. Segundo o norte-americano, relatórios foram encomendados junto a “Good Game!”, empresa especializada em análise de arbitragem com inteligência artifical. Além disso, Textor afirma ter nomes e áudios ligados às manipulações de jogos.