Saiu do Vasco e agora está empilhando gols na Europa

Com uma das melhores categorias de base do Brasil, o Vasco é conhecido por revelar grandes nomes para o futebol mundial nos últimos anos. Edmundo, Dinamite, Romário, Coutinho e muitos outros fazem parte desse setor de formação do clube. Recentemente, o Cruz-Maltino vendeu outros dois atletas para a Europa: Marlon Gomes e Eguinaldo, que foram para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O segundo, por sua vez, possui bons números para uma temporada de estreia no futebol europeu. Na última segunda-feira (22), contra o Zorya, o atacante marcou mais um gol na vitória do Shakhtar, por 2×1. Veja o lance:

Números do atleta e da negociação

Ao todo, Eguinaldo possui 17 jogos e três gols marcados em seu primeiro ano na Europa. Vendido em julho de 2023, o atacante de 19 anos rendeu cerca de 3,6 milhões de euros aos cofres do Vasco (R$ 18,8 milhões) em um contrato válido até junho de 2028.

Na transferência, o Shakhtar adquiriu 90% dos direitos econômicos do jogador, com os 10% restantes permanecendo em São Januário. O Artsul, clube de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que revelou o atleta e tinha 30% de seu passe também lucrou com a venda.

Em 2022, Eguinaldo chegou ao profissional e ajudou o Vasco no acesso à Série A. Em 2023, contudo, principalmente pela má fase do time, perdeu espaço e foi pouco aproveitado. Pelo profissional do Gigante da Colina, ele marcou três gols em 32 jogos. Nas categorias de base, disputou 23 partidas, marcou 11 gols e distribuiu uma assistência.