Números não mentem e mostram que o Fluminense é freguês do Vasco

Na última quarta-feira, o Vasco da Gama enfrentou o Fluminense em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Os times não saíram do 0 a 0, e o jogo ficou marcado pelo gramado ruim do Maracanã e muita polêmica envolvendo a arbitragem de Bruno Mota Correia.

O último encontro entre Vasco e Fluminense aconteceu na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O mando de campo era do cruzmaltino, mas a partida precisou ser realizada no Estádio Nilton Santos. O Vasco saiu de campo com a vitória por 4 a 2, com gols de Praxedes, Pablo Vegetti, e Gabriel Pec (duas vezes). O Tricolor das Laranjeiras descontou com Marcelo e Lima. O jogo chegou a ficar empatado em 1 a 1 e a 2 a 2, até o Vasco marcar balançar as redes duas vezes com Pec.

Vasco e Fluminense se enfrentaram 332 vezes

Nos últimos 10 anos, a vantagem no confronto direto é para o Gigante da Colina, com 12 vitórias, nove empates e sete derrotas. Contando os últimos 23 anos, a vantagem fica ainda maior para o Vasco: 34 vitórias, 33 empates e 16 derrotas.

Se contar os últimos 30 anos, o Vasco chega à 45 vitórias, 39 empates e 20 derrotas para o Tricolor das Laranjeiras. No geral, os times do Rio de Janeiro já se enfrentaram 332 vezes, com 121 vitórias do Gigante da Colina, 101 empates e 110 vitórias do Fluminense. Contando apenas a competição estadual, são 224 partidas entre as equipes, e o equilíbrio é maior: 80 triunfos para o Vasco, 80 para o Fluminense e 65 empates.