Por que Yago Pikachu deixou o Vasco?

A passagem de Yago Pikachu pelo Vasco da Gama será lembrada com muito carinho pelos torcedores cruzmaltinos. Com um apelido carismático e muita habilidade, Pikachu por muitas vezes foi a referência técnica em um momento turbulento da equipe. Ele deixou o Gigante da Colina em 2021 como o atleta que mais vestiu a camisa do clube no século XXI, se transferindo para o Fortaleza. Mas por qual motivo Yago deixou o Vasco?

Yago Pikachu chegou no cruzmaltino em 2016 e em seis temporadas no clube, atuou em 253 jogos, com 40 gols marcados e 20 assistências distribuidas. O seu único título pelo clube foi o Carioca de 2016. Após o quarto rebaixamento do Vasco para a Série B do Brasileiro, o ponta/lateral recebeu a notícia de que não precisaria se reapresentar com o elenco para a temporada 2021.

Segundo os veículos da imprensa na época, Yago não tinha ficado nos planos do técnico Marcelo Cabo e da diretoria. Além disso, o clube buscava aliviar os cofres por causa da crise financeira, já que o atleta tinha um dos maiores salários do elenco.

Em março do mesmo ano, Pikachu acertou com o Fortaleza. O Vasco não recebeu nenhum valor pela transferência, mas manteve um percentual para o caso de uma futura negociação. No Leão do Pici, Yago seguiu mantendo o alto nível apresentado em São Januário, com 94 jogos e 29 gols.

Hoje, Pikachu se encontra no Shimizu S-Pulse, do Japão. Com 30 anos, o atleta joga ao lado de outros brasileiros como Thiago Santana, ex-Internacional, Valdo, ex-Ceará, Ronaldo, ex-Bahia e Carlinhos Júnior, ex-Paraná.