Sabia dessa? Vasco perdeu o primeiro jogo da história do São Januário

Em 2023, São Januário, mais do que nunca, foi o maior aliado do Vasco na luta contra o rebaixamento durante o Campeonato Brasileiro. O próximo e último jogo do Gigante na temporada, inclusive, será na Colina Histórica: a equipe de Ramón Díaz receberá o Red Bull Bragantino, na próxima quarta-feira (6), às 21h30.

Mas como nem tudo são flores, hoje viemos falar de algo triste. Você sabia que no primeiro jogo realizado em São Januário, o vencedor não foi o Vasco? É isso mesmo! QUem saiu vencedor do jogo de inauguração do seu próprio estádio foi o adversário. 

Em 1927, o Santos superou o time cruzmaltino que já era conhecido como os ‘Camisas Negras’. Em 21 de abril daquele ano, o time paulista triunfou sobre a equipe carioca por 5 a 3 e atrapalhou toda a festa da torcida cruzmaltina que celebrava a construção de sua própria casa. 

Vale ressaltar que os próprios torcedores vascaínos, constituídos por negros e operários, foram quem deixaram São Januário pronto para ser utilizado. Isso é motivo de muito orgulho para a torcida cruzmaltina que trata com muito carinho a sua história remanescente, que até hoje, rende frutos.

Jogo de inauguração teve até hat-trick

Naquela época, a geração santista, antes mesmo de ter Pelé como seu ‘camisa 10’, já contava com craques e jogadores que eram, na maioria das vezes, os representantes da Seleção Brasileira. O primeiro gol de São Januário foi marcado por Evangelista, que viria a marcar mais dois gols na mesma noite. Negrito foi o jogador vascaíno que teve a honra de balançar as redes pela primeira vez na Colina Histórica com a camisa do Gigante.