Ex-Vasco está perto de passar Gabigol e Neymar

Ex-Vasco da Gama, Germán Cano está vivendo uma de suas melhores temporadas na carreira. Atuando pelo Fluminense, o argentino igualou Kylian Mbappé como o maior artilheiro do mundo no ano, com 42 gols, depois de balançar a rede três vezes na vitória do tricolor carioca contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Agora, Cano pode quebrar recordes de dois jogadores no futebol brasileiro.

Caso marque mais um gol nos dois jogos restantes para o fim do Campeonato Brasileiro, Germán Cano irá se igualar com Neymar e Gabriel Barbosa como maiores artilheiros por temporada no Brasil. Ambos são donos da marca com 43 gols marcados; Neymar conseguiu o feito em 2012 e Gabigol em 2019. A contagem é registrada desde o ano de 2008. No momento, Cano está empatado com Jonas, que também alcançou 42 gols no ano de 2010, pelo Grêmio.

No entanto, o atacante argentino já quebrou outros recordes com seu desempenho fantástico na temporada. Após marcar o hat-trick contra o São Paulo, Cano se tornou o maior goleador do Fluminense em um mesmo ano no século, o maior artilheiro estrangeiro da história do time carioca em uma mesma temporada e o maior goleador estrangeiro o em uma edição do Campeonato Brasileiro de pontos corridos.

Aliás, a temporada de goleador é um recorde pessoal para o próprio jogador. Antes, o maior número de gols que Cano tinha feito em uma temporada foi 41, pelo Independiente Medellin, da Colômbia, em 2019. A temporada mais artilheira do argentino pelo Vasco da Gama foi em 2020, com 24 gols.

Relembre o desempenho de Cano pelo Vasco

Cano chegou ao Gigante da Colina no fim de 2019 após fazer uma temporada espetacular pelo Independiente Medellin, da Colômbia. Logo em sua segunda partida, o argentino marcou o seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina em vitória contra o Boavista por 1 a 0. 

Em 2020, anotou 24 gols em 51 partidas. Sem surpresa alguma, Cano se tornou um dos jogadores favoritos da torcida. Não só por conta dos gols, mas também por se identificar rapidamente com o clube e levantar bandeiras sociais. Foi ele que transformou um “fraco” time vascaíno em uma equipe “competitiva”.

Mas o argentino não conseguiu salvar o cruzmaltino do rebaixamento naquele ano e ficou marcado de maneira negativa por perder pênaltis decisivos. Ele permaneceu no clube em 2021 para a disputa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Cano teve uma pequena queda de rendimento na Série B, mas continuou sendo o artilheiro da equipe com 19 gols em 50 partidas. Ele era claramente o destaque daquele time, mas novamente ficou marcado por errar em momentos decisivos, o que acabou contribuindo para a falha do cruzmaltino em conquistar o acesso.

No fim de 2021, o atacante deixou o Vasco. Ele encerrou sua passagem com 43 gols em 101 partidas com a camisa cruzmaltina. Seu sucesso atual no Fluminense deixa claro que Cano era o jogador certo no momento errado.