Confirmado: São Januário vai ser reformado

Construído em 1927 pela torcida do Vasco, São Januário é motivo de orgulho para todos que fazem parte dessa história quase centenária do futebol brasileiro. Contudo, é fato que o estádio precisa de reformas, seja para manter sua integridade ou para ampliar sua capacidade. Essa obra iminente, inclusive, é um dos motivos que fazem o Gigante da Colina brigar pelo Maracanã, sua segunda casa.

Nos últimos dias, o presidente e ídolo do clube, Pedrinho, se reuniu com Eduardo Paes, prefeito do Rio, para falar sobre o projeto que aprova a reforma de São Januário. Contudo, nas últimas horas, uma nova informação atualizou o andamento dessa situação. Em contato com o canal Atenção Vascaínos, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado, confirmou que o projeto será aprovado até junho.

Mais detalhes envolvendo o processo

Anteriormente, Eduardo Paes já tinha comentado sobre o tempo de espera para aprovação do projeto. “Tudo dando certo, claro queuma pressãozinha nos vereadores nunca é demais, em mais aí uns 30 ou 45 dias a Câmara vai deliberar sobre isso”, disse o prefeito.

Internamente, clube trabalha para acelerar a tramitação no projeto. Ao todo, são 17 comissões que analisarão e darão, cada uma, seu parecer. A partir daí, ele vai à votação em plenário. De acordo com o jornal Extra, a ideia do clube e do “grupo vascaíno” na Câmara é acelerar os processos com as comissões, dada a proximidade da eleição municipal, em outubro.

Vale lembrar que a reforma se dará por conta da transferência de potencial construtivo, que é um mecanismo que garante o direito de um proprietário de um terreno com área ainda não construída captar recursos financeiros por essa área, com autorização do poder público. O total do potencial construtivo cedido ao Vasco é de 197 mil m², e o clube calcula que conseguirá arrecadar cerca de R$ 500 milhões com as vendas.