Você não vai acreditar nessa estatística do Vasco da Gama

Ao fim deste primeiro turno, os torcedores vascaínos se deparam com uma realidade inesperada quando iniciaram o Brasileirão, há pouco mais de quatro meses. Nas duas primeiras rodadas, os encontros diante de Atlético-MG e Palmeiras evidenciaram, até então, um pontapé inicial ideal para um clube que ainda se reestruturava.

O triunfo sobre o Galo, em pleno Mineirão, e o empate com o Palmeiras, saindo na frente do placar, animaram, ainda mais, o torcedor vascaíno, que entretanto, de lá para cá, acumulou frustrações. Foram sucessivos empates e uma sequência de derrotas, ficando por mais de 10 jogos sem vencer na Série A. O Gigante, hoje, tem apenas 13 pontos somados, ocupando a vice-lanterna da competição.

Contudo, o Vasco tem um aproveitamento ao menos digno contra os clubes que ocupam posições do alto escalão da tabela de classificação: foram três vitórias diante do Atlético-MG, hoje, na 10ª posição, contra o Grêmio, terceiro colocado, e frente ao Cuiabá, que terminou este primeiro turno na oitava posição com 28 pontos somados, 15 a mais que a equipe cruzmaltina.

Porém, o aproveitamento diante de clubes que brigam diretamente pelo mesmo objetivo que o Vasco – permanecer na Série A -, é baixo: excluindo o Coritiba, no qual o Gigante arrancou um empate em plena capital paranaense, todos os clubes subsequentes da tabela (17º ao 11º) superaram o clube carioca: Santos, Bahia e Goiás venceram em São Januário por 1 a 0. O Corinthians superou a equipe de Ramón Díaz por 3 a 1, em São Paulo; o Inter, por 2 a 1, em Porto Alegre. 

Outros dois clubes também venceram o Vasco

O Cruzeiro, por sua vez, repetiu o feito de outros clubes que venceram em São Januário, pelo placar mínimo de 1 a 0. Já o Fortaleza triunfou sobre o Gigante por 2 a 0, na capital cearense.